Aumente a amplitude dos passos durante a corrida

Escrevi esse artigo para a extinta revista WRun. Tinha até esquecido dele. Navegando na internet o encontrei no portal Sua Corrida e compartilho aqui.

O trabalho de flexibilidade deve ser incluído na rotina de treino para aumentar o movimento articular

 

Para compensar a falta de alongamento, os corredores normalmente aumentam a frequência da passada, gerando um maior gasto energético e, assim como maiores chances de lesões. Ao promover o ganho de alongamento de tendões e músculos, é possível manter essa amplitude adequada de movimento.

Quando realizado de forma adequada, o alongamento vai preparar a musculatura, proporcionando movimentos mais leves e soltos, assim como maior consciência corporal. O médico do esporte e do exercício Gustavo Magliocca reforça: “O alongamento realizado antes da atividade auxiliará no aquecimento da musculatura motora e na lubrificação das articulações envolvidas, preparando assim o corredor para a sua prática esportiva”. Além disso, esse tipo de exercício é capaz de reduzir as tensões musculares, promover o relaxamento e recuperar o organismo do estresse durante a corrida.

Vale ressaltar que o alongamento jamais deve ser feito além dos limites de tensão dos tendões ou realizados de maneira dinâmica – balançando – pois podem representar um risco para o surgimento de lesões. Flávio Doce, treinador especialista em biomecânica, sugere a sequência de exercícios de alongamento desta matéria.

Objetivo: Alongar a panturrilha

Benefícios: Prevenção de inflamação do tendão calcâneo

Orientação: Em pé, coloque um dos pés para trás e incline o corpo levemente a frente. Apoie os braços na coxa e estique a perna de trás até sentir uma leve tensão na panturrilha, sem tirar os calcanhares do chão.

Faça de 1 a 2 séries com tempo de duração mínimo de 30s e máximo de 1min ao atingir a posição final do alongamento.

Objetivo: Alongar o quadríceps

Benefícios: Aumentar a extensão do quadril e reduzir a sobrecarga no complexo da pelve

Orientação: Abaixe e segure o dorso do pé oposto à mão. Volte a ficar em pé. Com o joelho flexionado, puxe o pé para trás e sinta a musculatura da coxa ser esticada.

Faça de 1 a 2 séries com tempo de duração mínimo de 30s e máximo de 1min ao atingir a posição final do alongamento.

Objetivo: Alongar os glúteos

Benefícios: Redução da tensão lombar

Orientação: Deite, flexione os joelhos e apoie os pés no chão. Cruze uma perna sobre a outra, com um tornozelo amparado sobre o outro joelho. Flexione o quadril e traga um dos joelhos em direção ao peito. Segure a parte de trás dessa mesma perna.

Faça de 1 a 2 séries com tempo de duração mínimo de 30s e máximo de 1min ao atingir a posição final do alongamento.

Então fica a dica. E bons treinos!

Gui Silva

Deixe um comentário